Exposição de Pintura “Olha por mim” em Lisboa

“Olha por mim” é uma exposição inclusiva, pois assume soluções para públicos com cegueira, baixa visão e surdez, eliminando barreiras e promovendo “soluções para todos”. A Exposição será inaugurada no dia 15 de Março pelas 15h, iniciando-se com a palestra “Comunicar a arte trocando os sentidos: acessibilidade e inclusão”, proferida por Josélia Neves e Walter Marcos, especialistas na área, contando também com a presença da artista, Tânia Bailão Lopes, e do Prof. Doutor Deodato Guerreiro, reconhecido especialista em matéria de cegueira e baixa visão.

Obrigada a todos, pelo apoio na divulgação:

http://www.inr.pt/content/1/1629/exposicao-olha-por-mim

http://www.redesolidaria.org.pt/index.php?option=com_eventlist&view=details&id=330%3Aexposicao-olha-por-mim&Itemid=37

http://tetraplegicos.blogspot.com/2011/03/olha-por-mim.html

http://gritodemudanca.blogspot.com/2011/03/lisboa-recebe-exposicao-multissensorial.html

Anúncios

Um pensamento sobre “Exposição de Pintura “Olha por mim” em Lisboa

  1. Olá, felecito-os pelo evento, e pela ousadia do projecto.
    Sou fundadora da Associação de Apoio à Informação a Cegos e Amblíopes- AAICA, escutar e informar são as nossas prioridades, procuramos ser um elo de ligação entre as pessoas com deficiência visual e as suas familias e as respostas já existentes, mas pouco conhecidas das mesmas.
    Estive presente na inauguração da exposição, e ouvi no auditório os testemunhos de quem vive a diferença a aceita, percebendo-a.
    Sou portadora de baixa visão (quando uso as lentes de contacto), sou quase cega (quando os meus olhos não as suportam) sou uma habitante de dois mundos, o mundo dos normovisuis e o mundo da cegueira, gostaria de contribuir com o meu testemunho, para que reflitam nas minhas inicações do que seria melhor para mim.
    Com baixa visão:
    Os quadros são geniais para a baixa visão, as cores de contraste e os tamanhos astronómicos são uma delicia para quem vê pouco, mas é necessário que a corda que está no chão nos deixe aproximar mais do quadro, para que poçamos ver mais de perto (sobretudo os miopes) as indicações sobre a pintura devem de estar à altura dos nossos olhos, á direita do quadro, com letra grande e gorda para se ver bem, e haver um pouco mais de espaço entre os diversos grupos de quadros, para que não ficamos cansados com tanta cor.
    Com cegueira
    Tendo névoas na minha visão que não me jpermitem identificar o lugar, e usando a audio-descrição gostaria de começar por conhecer o nome da voz de quem me está a descrever a exposição e uma breve abordagem do que vou ver, e depois uma posição ao lado direito tem uma marca no chão que irá conduzi-lo (coloque o seu pé direito junto a essa corda, ter uma orientação em passos ou em metros, se viramos a esquerda, ou á direita, onde se encontrão os quadros, o silêncio não nos permite identificar onde estão os quadros seguintes, mas sim que vai haver outro grupo, a indicação em braille deve de estar á altura do braço e dar conhecimento da sua existencia é fundamental, senti a falta do cheiro é importante transporta-nos para locais e leva a nossa imaginação ao rubro. adorei o quadro tactil foi fantástico, estava muito barulho, havia muitas pessoas, e quando assim é, torna-se dificil ouvir a descrição feita pela voz, que nos conduz.
    Espero ter contribuido para a mala pedagógica, sendo a minha vida um universo de dois mundos.
    Obrigada por partilharem saberes, a Dra. Josélia é uma referência para mim.
    Gostei muito suas palavras e da sua pintura conseguiu chocar, chamar a atenção para a diferênça de uma forma actrativa, também ela diferente.
    Bem hajam.
    Teresa Vaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s