“VIAGEM EXPLORATÓRIA PELA ATUAL LITERATURA INFANTIL”

Capa_ Viagem Exploratória_final72

“VIAGEM EXPLORATÓRIA PELA ATUAL LITERATURA INFANTIL” é da autoria de Cláudia Mota, publicado por Tropelias & Companhia (Trinta Por Uma Linha) 2016.

Este livro pretende dar a conhecer todo o trabalho de investigação desenvolvido por Cláudia Mota, no seu doutoramento pela Faculdade de Letras de Coimbra.

Para mim foi com enorme prazer que recebi o convite para ilustrar a capa deste livro.

Um livro para que ama livros 🙂 ❤  Recomendo!

Nota biográfica:

Cláudia Sofia de Sousa Mendes Mota nasceu em 1974, em Pombal. É professora de Inglês do Ensino Básico e Secundário desde 1995 e coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria, desde 2006. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1995, onde tirou Mestrado em Estudos Ingleses em 2001 e Pós-graduação em Tradução (Inglês/Alemão) em 2008. À conta da paixão pelos livros e pelas bibliotecas, pós-graduou-se em Animação de Bibliotecas (ESEPF, 2007) e especializou-se em Documentação e Formação de Leitores (UA, 2010). Em julho de 2015 concluiu Doutoramento em Culturas e Literaturas Modernas, pela FLUC, com a tese “A Escrita Criativa para Literatura Infantil: Uma Abordagem Comparada”.

Traçar o panorama contemporâneo da edição literária para crianças, através de uma viagem exploratória pelas tendências existentes em Portugal e noutros países, é o principal objetivo deste livro. Segundo um olhar comparativo, esta obra lança pontes entre os textos e o contexto de crise económica atual. Além disso, cruza conteúdo textual com ilustração; analisa os paratextos e o enquadramento gráfico dos livros infantis; pondera as imagens do Eu e do Outro que a narrativa cria; reflete sobre a Literatura na sua articulação com as outras Artes. Centrando-se no Presente, espreita também o Futuro, debatendo os desenvolvimentos tecnológicos em curso e suas implicações nos formatos privilegiados e tendências editoriais.

Por isso, este livro é uma ferramenta de trabalho para quem se interessa pela literatura infantil, nomeadamente pais, professores, bibliotecários, animadores de leitura, editores e livreiros. Ajuda-os a compreender o cenário literário atual; a escolher livros adequados à formação dos mais novos; a ganhar consciência da utilização correta, aos níveis pedagógico, ético e cultural, das narrativas para crianças.