A heterogeneidade do trabalho de Tânia Bailão Lopes sugere uma abordagem diferente.
Tânia assume os vários “eus” que a compõem e assim nasce Mirtilo Gomes, Miguel Alexandre Marto, Vicky Sladostrasnic, Aurora Santo e Clara Torre, heterónimos nas Artes Plásticas, e Goma, pseudónimo no âmbito de Artesanato e pintura infantil.
- Bailão Lopes
A essência do ser de Tânia Bailão Lopes. Onde tudo começou…
É uma apaixonada pelos prazeres da vida, pela vivacidade da Primavera, pelos dias de sol, pela fragilidade, efemeridade e intensidade do viver.
Os seus trabalhos reflectem a heterogeneidade do seu ser. Através das mais diversas técnicas, revela-nos trabalhos muito variados, impulsivos e experimentais, mas também tranquilos e conscientes do seu objectivo final. Trabalhos escuros e medonhos, que contrastam com os alegres, que emanam cor.
Fascinada pela suave e surpreendente fusão de cores, pela magia das tintas, procura representar o mundo, pensamentos, sonhos e sensações, pelas suas próprias mãos.
- Mirtilo Gomes
Heterónimo interventivo de Tânia Bailão Lopes.
Lisboeta, solitário, impregnado em vícios, Mirtilo Gomes inicia a sua pintura já depois de completar meio século.
Através das cores intensas e da força dos contrastes, ironiza, pretendendo elucidar-nos para a corrosão de valores a que o mundo se rende e acomoda.
Na sua pintura nascem personagens frágeis, desprotegidas e discriminadas que nos comunicam através de gestos e olhares o seu desespero e angústia.
Outrora vítima de uma solidão irrefreável, Mirtilo Gomes é hoje uma continuidade da mesma. Consciente da sociedade e suas manhas, troca a companhia dos outros pela sua própria companhia.
- Miguel Alexandre Marto
Heterónimo solto de Tânia Bailão Lopes.
Jovem. Sonhador. Vive intensa e desvairadamente.
Os seus trabalhos reflectem a complexidade e a instabilidade do ser.
Representando pensamentos e desejos, procura exibir a agitação que assola cada indivíduo, na profundidade do seu (in)consciente.
Recorrendo aos mais inesperados e levianos materiais, a expressão e os sentidos ganham corpo e tornam-se reais.
Ver obras de Miguel Alexandre Marto
- Vicky Sladostrasnic
Heterónimo devasso de Tânia Bailão Lopes.
Uma jovem artista, de alma libertina, fugaz.
Mora lá para os lados de Zadar. Assim o mente a todo o mundo que passa.
Não se sente de lado algum. Sente-se de todo lado.
Perspectiva positivista num futuro próximo, corpo de mulher, pensamento de gente. Já lá vai o tempo das pelejas dos sexos. “Antes de sermos homens ou mulheres, somos pessoas.”
Inicia-se nas Artes Plásticas através das pinturas sujas e confusas do pensamento. Agora resolve mostrar-nos a sua graça inquinada.
Ver obras de Vicky Sladostrasnic
- Aurora Santo
Heterónimo apaziguador de Tânia Bailão Lopes.
Espelho de uma serenidade que só a idade traz.
Fez as pazes com a Vida e com a Morte.
- Clara Torre
Heterónimo comedido de Tânia Bailão Lopes.
Mulher prudente. Pinceladas discretas e precisas.
Paciente e determinada, traz consigo uma conveniente resistência a tudo aquilo que é dito “incontestável”.
Gosta de enigmas e de deslindar o mundo, a cada dia que passa.
- Goma
Pseudónimo de Tânia Bailão Lopes, Goma revela-nos um mundo encantado.
Sem receio de revelar e expor a criança que todo o ser encerra, Goma deixa-se levar pela intensidade das cores e pela magia dos sonhos.
Aqui nascem personagens ternurentas, arrojadas, meigas e felizes, sem temer a discriminação por parte do mundo que está lá fora.
_________________________
PROJECTOS
- Projecto “Olha por mim”
“Olha por mim” é uma exposição Multissensorial e Inclusiva com caracteristicas únicas, que se destaca de tudo o que foi feito até ao momento, tendo sido já apresentada em vários congressos na Europa.
Esta exposição foi concebida com cuidados de inclusão, podendo também ser “vista” por cegos. Para tal foi criado um áudio-guia com características únicas que, contrariando as normas europeias, oferece-nos uma viagem pelos sentidos, através de um texto poético que expressa toda a emoção contida nas telas (e muitas as surpresas acústicas…) aliado a uma experiência táctil e outros pequenos nadas que prometem, a todos os visitantes, sem excepção, fazer desta uma experiência única.
Ver mais: https://bailaolopes.wordpress.com/projecto-olha-por-mim/
- Projecto ” Quinta dos Girassóis”
A Quinta dos Girassóis é um projecto de Investigação e Apoio a Pessoas com demência.
Este Projecto visa criar um espaço que dê apoio especializado na área das Demências,apoiando também a investigação, de forma a manter as capacidades da Pessoa doente e adiar a progressão da Doença.
Aliar a arte a este projecto também é um objectivo, nomeadamente perceber quais os benefícios da Arteterapia nestes casos, e angariar fundos para a Instituição através da venda de Obras de Arte.
Ver mais: quintadosgirassois.wordpress.com