Sessões nas escolas

A Escritora e Ilustradora Tânia Bailão Lopes quer conhecer a tua escola!

Queres aprender a desenhar as personagens destas histórias? Ela vai ensinar-te!

Também vai mostrar técnicas de ilustração e mostrar-te como nasce um livro!

A sessão inclui:

– a apresentação da autora

– a apresentação de uma história, com recurso às ilustrações originais desse livro

– a elaboração ao vivo do desenho de uma ou mais personagens da história

– uma mostra de ilustrações em diversos materiais e partilha de dicas de ilustração  

– espaço para questões dos alunos.

Duração de 1 hora para Pré-escolar, 1º Ciclo e ATL

Duração de 30 minutos para Creche

Estas sessões são GRATUITAS !

(Para marcação contactar: bailaolopes@gmail.com)

 

Conhece aqui as histórias que podem ir à tua escola:


A Traça e a Borboleta

Este livro conta a história de uma traça e uma borboleta que, apesar de não se conhecerem, detestam-se. Os outros bichos querem ajudá-las e preparam uma festa muito especial. Será que as aparências enganam?

Cada um de nós é único e nasce com aquilo que a natureza nos dá. Uns são morenos, outros são loiros. Uns são altos, outros são baixos. Todos somos diferentes e não devemos julgar pelas aparências. As diferenças enriquecem-nos e tornam o mundo mais divertido! ( Se fôssemos todos iguais era muito aborrecido, não achas? )

Com ilustrações divertidas e cheias de ternura, este livro pretende sensibilizar miudos e graúdos para o respeito pelas diferenças.

   

Alfredo, os teus dentes metem medo! (2ª edição)

Esta é a história de Alfredo, um menino que adorava sorrir, mas não tinha qualquer cuidado com a sua boca. Escova de dentes, nem pensar! Ir ao dentista? Isso seria de arrepiar! Ninguém gostava de estar perto dele porque o seu  hálito fazia desmaiar!

Neste livro o Alfredo vai perceber que os dentistas são nossos amigos e ajudam-nos a cuidarmos da nossa boca, mas todos nós temos responsabilidade pela higiene e manutenção dos nossos dentes e  devemos adotar um estilo de vida saudável.  Embarca nesta viagem pela vida do Alfredo e vem aprender a cuidar da tua boca!

Este livro tem o apoio de vários Médicos Dentistas e Clínicas Dentárias (ver no interior)

   

Maria Morte

Maria Morte é uma menina pouco compreendida. Não tem amigos e todos se afastam dizendo que ela é muito má. Mas, certo dia, conhece Violeta Vida que fica a ser a sua melhor amiga e nunca mais se largam. Sempre juntas vão descobrindo a razão pela qual todos temem a Maria Morte e percebem que, afinal, a morte faz parte da vida.

Um livro que nos explica a morte, de forma muito suave e terna.

Este livro tem o apoio de vários Psicólogos, Clínicas e centros de Psicologia (ver no interior)

   

Manel, o amigo fiel

Manel é um cão cheio de amor para dar! Em pequenino foi oferecido como prenda de Natal, mas nas férias a família acabou por o abandonar… Será que o Manel vai conseguir encontrar a felicidade?

Com ilustrações muito coloridas e rimas que nos tocam o coração. Toda a história apela ao amor e pretende sensibilizar miúdos e graúdos para a necessidade de respeito pelos nossos amigos, sempre fiéis.

Os direitos de autor revertem, na totalidade, para causas de apoio aos animais.

   

Piu Caganita (3ª edição)

Piu é um passarinho muito engraçado mas, por algum motivo, os amigos afastam-se dele. Porque será? E porque lhe chamam Caganita?  O Piu e os seus amigos vão mostrar-te a importância do respeito pelos outros.

Criado com cuidados de inclusão, é um livro multiformato composto por versão de texto aumentado, pictogramas, vídeolivro com versão em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e versão audio, alfabeto braille e alfabeto LGP. Também com versão em braille impresso. Publicado pela Briza Editora, pretende chegar a todas as crianças.

   

A menina dos Caracóis

Esta é a história de uma menina que adorava os animais. Não os comia nem os maltratava. Mas o seu amor pelos animais e o vazio que sentia no coração levou-a a querer tê-los por perto. Começou então a levar os animais da floresta para a cidade. Mas conseguirão os animais ser felizes na cidade?

Uma história de respeito pela natureza e por todos aqueles que nos rodeiam. Vem descobrir como termina esta aventura e como a menina conseguiu preencher o seu coração.

   

Estás triste? (2ª edição)

Esta é a história de uma menina que se sentia triste. Mas um dia descobriu uma forma de se libertar de toda a sua tristeza! Ela vai ensinar-te! Porque, afinal, a felicidade está nas pequenas coisas.

Este livro fala-nos sobre a tristeza de forma meiga e terna e, com texto em rima e ilustrações expressivas, pretende ensinar às crianças a técnica do registo das emoções. Também dá dicas aos pais, demonstrando as diferenças entre tristeza e depressão infantil e tem-se revelado uma importante ferramenta para trabalhar as emoções.

Este livro tem o apoio de vários Psicólogos, Clínicas e centros de Psicologia (ver no interior)

   

Romeu, o touro que não gostava de touradas (2ª edição)

Romeu é um touro pinga-amor, muito meigo e amigo de todos, que certo dia é levado para uma tourada. O que irá acontecer? Conseguirá Romeu conquistar os corações dos toureiros?

 Este livro pretende sensibilizar miúdos e graúdos, promovendo o respeito pelos outros, e sobretudo, pelos animais. Porque só com gestos de amor se conquistam corações. Este livro conta ainda com o prefácio  do ator Heitor Lourenço.

Os direitos de autor revertem, na totalidade, para causas de apoio aos animais.